sábado, 13 de outubro de 2007

Haverá dois modos de comunicar?!

Em cada anúncio publicitário está sempre presente uma boa política de comunicação, porém esta ppode seguir diferentes caminhos!
Existem fundamentalmente duas correntes conhecidas: uma corrente funcionalista e uma estruturalista, antagónicas entre si!


A primeira dá prevalência à relação de causa-efeito ou custo-benefício do produto a ser comercializado. Numa base mais racional, tem como principal importância transmitir ao seu público-alvo informações que assentam em conhecimentos do foro nutricional.

A estruturalista enfatiza o lado emocional e cultural do público-alvo com o objectivo de o conseguir cativar!

No entanto, é de salientar a existência de anúncios que conciliam ambas as correntes ou filosofias; havendo uma interacção dinâmica entre o lado sentimental/social e o funcional/informativo.

Apresentamos agora exemplos de anúncios que se basearam na corrente funcionalista:





E outros que têm como base a estruturalista:







Por fim, alguns exemplos em que ha interacção de ambas as correntes:





Sem comentários: